1. O que é Criolipólise?
Resposta: a Criolipólise é um método que realiza a extração de calor, resfriando gradualmente a pele e o subcutâneo, promovendo a permanente eliminação de células adiposas. A técnica foi proposta na última década pelos médicos Rox Anderson e Dieter Manstein, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Foi concebida a partir da observação de casos reportados a respeito da paniculite do picolé e da paniculite equestre, onde evidências apontaram que comparativamente, os adipócitos são mais suscetíveis ao frio do que a pele, nervos e músculos. A partir deste conceito, procurou-se desenvolver um equipamento que proporcionasse a aplicação externa de frio com finalidades estéticas para a redução não invasiva do panículo adiposo.
2. O que é o Beauty Shape Duo?
Resposta: O Beauty Shape DUO conta com a mais avançada tecnologia disponível em criolipólise, testada e aprovada no exterior. O novo Beauty Shape DUO da HTM tem aplicadores com sensores automáticos de temperatura, permitindo total segurança durante as aplicações. O equipamento acompanha 4 aplicadores, permitindo realizar tratamentos em diferentes áreas do corpo, tratando abdômen, flancos, culotes, região infra escapular (“gordura do sutiã”), cintura, bananinha (abaixo dos glúteos), região submentoniana, prega axilar, coxas, costas, braço e lipomastia (homens);
3. Como é realizada a técnica de aplicação da criolipólise de contraste?
Resposta: a técnica consiste em algumas etapas simples: 1) Higienização e demarcação da área de tratamento. 2) Proteção da região de tratamento com manta anticongelante descartável, específica para a técnica. 3) Posicionamento do aplicador na região, o mesmo utiliza um sistema de vácuo moderado para puxar a “prega” composta de pele e gordura para dentro do aplicador, posicionando-a entre duas placas de arrefecimento. Estas placas inicialmente aumentam a temperatura local até 40°C pelo tempo programado e, logo após, executam a extração de calor, proporcionando a diminuição da temperatura em até -11 °C, induzindo os adipócitos na área de tratamento a uma morte apoptótica. Após o período de resfriamento, as placas novamente aumentam a temperatura tecidual em média a 38°C; desta forma, há liberação da vasoconstrição causada pelo resfriamento, retornando a circulação sanguínea para o local e aumentando a perfusão tecidual. Com isso, há a intensificação da eliminação dos adipócitos.
4. Qual a duração da sessão?
Resposta: a técnica tem duração média de 40 a 60 minutos.
5. Quantas sessões são necessárias?
Resposta: visto que em apenas uma sessão da criolipólise de contraste já se obtém uma redução média de 40 a 42% da gordura da área tratada, em alguns casos, em apenas uma sessão já podemos alcançar os resultados esperados. Lembrando que este número poderá variar conforme quadro clínico e evolução de cada paciente.
6. O que sinto durante o tratamento com a criolipólise de contraste?
Resposta: o tratamento é totalmente indolor, inicialmente o Beauty Shape Duo promove uma leve sensação de aquecimento no local, seguido de uma sensação de frio na região e leve “dormência”. Durante o aquecimento final pode ocorrer uma sutil sensação de “formigamento” causado pelo restabelecimento da temperatura tecidual.
7. Em quais áreas do corpo é permitida a realização a criolipólise?
Resposta: pode-se realizar a técnica em praticamente todas as regiões que apresentem gordura localizada, entre elas, braços, flancos, abdômen, culote, parte interna das coxas e região subglútea.
8. Quais são os principais protocolos do Beauty Shape?
Resposta: exclusivos protocolos para a criolipólise de contraste como os métodos espanhol, brasileiro (adaptado HTM), DMV e adiposidade localizada com ênfase na celulite, além da criolipólise convencional, como os métodos americano, asiático, adiposidade localizada com ênfase no criodermadstringo, entre outros. Além de possibilitar a personalização/gravação de outros.
9. Posso manter minha rotina após o tratamento?
Resposta: a criolipólise do Beauty Shape Duo não é uma técnica invasiva e não requer anestesia, cortes ou repouso absoluto após o procedimento. Dessa forma, não altera sua rotina, podendo voltar as atividades logo após o procedimento.